5 de janeiro de 2012

Delícia da Semana: Brie Assado

Um dos pratos que fiz para a ceia de Natal foi o Brie Assado. Aqui vai a receita. É muito fácil de fazer e vai impressionar seus convidados, pois fica muito diferente e o sabor é delicioso!


Ingredientes (usei tudo no "olhômetro", mas abaixo estão as medidas originais)
queijo brie redondo (eu fiz com um o triangular e funcionou)
3 colheres (sopa) geleia de cranberry
1 colher (sopa) nozes picadas
massa folhada (aqui a massa folhada é vendida em rolos e em quadrados). Você vai precisar do suficiente para envolver todo o queijo (eu usei um quadrado de aprox 30cm).
1 gema (ou ovo inteiro, se preferir) para pincelar

Preparação: pré-aqueça o forno 200 graus. Corte o brie ao meio (horizontalmente) e recheie com a geleia e as nozes.


Cubra com a outra metade do queijo e "embrulhe-o" com a massa folhada (você pode embrulhar do jeito que achar melhor. Só se certifique que fique bem embrulhadinho e corte as sobras).


Pincele a gema ligeiramente batida por toda a massa, coloque em uma forma sem untar e leve ao forno por uns 20-25 minutos ou até ficar bem douradinho.
  

Comentários: adorei a combinação da geleia de cranberry com as nozes, mas vocês podem fazer substituições e usar outro tipo de geleia; e, ao invés de nozes, usar amêndoas, macadâmias ou pistache. Não exagere na quantidade de geleia para evitar que ela escorra para fora do queijo e molhe a massa. Da próxima vez, vou deixar o meu queijo mais tempo no forno para folhar mais, pois achei que a minha massa não ficou tão folhada quanto deveria, mas ficou tão boa que acabou tudo na mesma noite! Vou fazer novamente com certeza!

Nenhum comentário:

Postar um comentário