Receitas

Bolo de Nozes e Chocolate

Ingredientes
1 1/2 xícaras de nozes bem picadas (uso dividido)
1 xícara manteiga sem sal temperatura ambiente
3/4 xícara açúcar (uso dividido)
3 gemas
3 claras
2 xícaras farinha de trigo
2 colheres (chá) fermento em pó
70g chocolate meio amargo picado (ou gotas de chocolate)
1 xícara leite integral

Preparação: Pré-aqueça forno a 180 graus. Unte e enfarinhe uma forma de buraco e despeje meia xícara de nozes. Na batedeira, bata a manteiga e 6 colheres (sopa) de açúcar até ficar um creme leve e claro (uns 5 minutos). Adicione as gemas, uma por vez, batendo bem a cada adição. Em bowl separado, misture a farinha, o fermento, as nozes e o chocolate. Adicione a metade dessa mistura seca à mistura de gemas e bate em velocidade baixa somente até ter todos os ingredientes misturados. Acrescente o leite. Adicione o restante da mistura de farinha. Deixe de lado.
Bata as claras em velocidade média até ela começar a tomar forma. Mude para velocidade alta e adicione o restante do açúcar (6 colheres de sopa). Bata até obter ponto de merengue.
Primeiro misture 1/3 do merengue à massa, depois de incorporado, acrescente o restante do merengue.
Coloque no forno por 50-60 minutos ou até o palito sair limpo. Deixe esfriar um pouco e quando estiver morno, desenforme.

Comentários: é meio trabalhoso (somente pelo fato de bater merengue e a massa separados), mas tranquilo de fazer. Não fica um bolo muito doce (eu gostei assim), mas com bastante nozes e chocolate! Deixei 50 minutos no forno e foi suficiente. Você pode trocar as nozes por macadâmias ou pecãs, colocar chocolate meio amargo ou ao leite ou, até mesmo, fazer uma cobertura de chocolate ou caramelo. É um bolo perfeito para as festas de final de ano!


Bolinhas de Quinua (sabor pizza)

Ingredientes
2 xícaras feijão branco cozido e drenado
2/3 xícara extrato de tomate
1/2 colher (chá) molho picante (tabasco)
2 xícaras quinua cozida
3/4 xícara salsinha picada
1 colher (chá) manjericão picado
1/2 colher (chá) orégano
1/3 colher (chá) néctar de agave (opcional)
Pitada de alho em pó e pimenta do reino
Sal a gosto
24 cubinhos de mozzarela (opcional)

Preparação: Pré-aqueça o forno a 180C. Em uma tigela grande, amasse o feijão (com garfo mesmo) até virar um purê. Adicione o extrato de tomate, molho picante (tabasco), quinua, salsinha, manjericão, orégano, néctar de agave, alho em pó, pimenta e sal (eu temperei tudo no "olhômetro). Misture com colher de pau (ou com as mãos mesmo) até que vire uma massa com todos os ingredientes bem misturados. Faça pequenas bolas (tipo almôndega), abra um pouco com as mãos, coloque um cubo de queijo e feche novamente em uma bolinha.
Coloque na assadeira com papel manteiga e leve ao forno por aprox. 30 minutos. O lado de fora deve estar crocante e dourado e os interior molinho.

Comentarios: usei feijão branco e não usei nem Tabasco (troquei por pimenta calabresa) nem néctar de agave. Ficou 30 minutos no forno (cuidado para não deixar com o forno muito quente - as bolinhas podem queimar por fora e o recheio ficar frio). Renderam 20 bolas.
A mozzarela é opcional. Se deixar de fora, fica uma receita vegan, mas se você não tem nenhuma restrição alimentar, sugiro mozzarela ou até mesmo uma linguiçinha!

Bolo de Iogurte

Ingredientes
1 copo iogurte natural (eu usei grego 2% e funcionou)
1 copo (a mesma medida do iogurte faltando um dedo) óleo de canola
2 xícaras açúcar
2 xícaras farinha de trigo
4 ovos inteiros
1 colher (sopa) fermento em pó

Preparação: Pré-aqueça o forno 180 graus. Unte e enfarinhe uma forma de buraco.
Bata no liquidificador os ovos, o iogurte e o óleo. Reserve. À parte, em um recipiente grande, misture a farinha, o açúcar e o fermento em pó. Adicione a mistura do liquidificador à mistura seca e misture bem.
Leve ao forno e asse por aprox. 40 minutos ou até o palito sair limpo.

Comentários: não tem muito o que comentar, não é mesmo? É muito simples de fazer, rápido e delicioso! Usei mini formas de bolo inglês e deu certinho. Como disse, se você quiser, pode acicionar raspas de limão/laranja ou alguma berry (framboesa, blueberry, cranberry...)

Bolo de Iogurte e Limão

Ingredientes
1 1/2 xicaras de farinha de trigo
2 colheres (chá) fermento em pó
1/2 colher (chá) sal
1 xícara iogurte integral natural
1 1/3 xícaras açúcar
3 ovos grandes
2 colheres (chá) raspas de limão (aprox 2 limões)
1/2 colher (chá) essência de baunilha
1/2 xícara óleo vegetal (canola)
1/3 xícara suco de limão

Preparação: pré-aqueça o forno a 180 graus. Unte e enfarinhe uma forma de bolo inglês e forre o fundo com papel manteiga.
Peneire a farinha, o fermento e o sal. Reserve. Em outro recipiente grande misture o iogurte, 1 xícara de açúcar, os ovos, as raspas de limão e a essência de baunilha. Devagar adicione os ingredientes secos aos ingredientes molhados. Com uma espátula, adicione o óleo vegetal até ficar tudo bem incorporado. Coloque a massa na forma preparada e deixe no forno por aprox 50 minutos ou até o palito sair limpo.
Quando o bolo estiver pronto, deixe esfriar na forma por 10 minutos.
Enquanto isso, leve ao forno 1/3 xícara de suco de limão e o restante de açúcar (1/3 xícara) até o açúcar dissolver e o líquido ficar transparente. Desenforme o bolo e, com ele ainda morno, jogue - devagar - a calda de limão e açúcar. Espere esfriar e sirva.

Comentários: o bolo é super fácil de fazer e nem precisa de batedeira! Deixei o meu por quase uma hora no forno, mas poderia ter tirado antes. Joguei toda a cobertura no bolo ainda dentro da forma para ele ficar "mergulhado" na calda. Acho que funcionou pois o bolo, principalmente as bordas, ficaram encharcadas! (é bastante calda, mas acho que é a quantidade perfeita para deixar o bolo umido). A receita original leva um glaze de açúcar, mas não quis fazer, pois além de ser mais açúcar, poderia esconder o gosto do limão. E estava certa, o glaze não faz nenhuma falta.



Granola Caseira

Ingredientes
3 xícaras aveia em flocos
1 xícara amêndoas picadas (ou fatiadas)
1 xícara castanha de caju
3/4 xicara coco ralado
1/4 xícara + 2 colheres (sopa) açúcar mascavo
1/4 xícara + 2 colheres (sopa) maple syrup
1/4 xícara óleo vegetal (tipo canola)
uma pitada de sal
Opcional
2 colheres (chá) canela em pó
1 colher (chá) essência de baunilha
ou 1 xícara uvas passas

Preparação: pré-aqueça forno a 120 graus. Em uma tigela grande misture a aveia, as nozes, o coco e o açúcar mascavo (+ canela em pó). Em uma tigela separada, combine o maple syrup, óleo e sal (+essência de baunilha). Junte as duas misturas e distribua em uma (ou duas) formas de beirada baixa. Cozinhe por 1h15m mexendo a cada 15 minutos para ficar com uma cor homegênea.  Transfira para um refratário e adicione as uvas passas.

Comentários: a receita original parece incrível, mas tive que dar o meu jeitinho, pois nao tinha todos os ingredientes. Fiz só com 1 1/2 xícaras de aveia. Não inclui o coco ralado, pois o maridão não gosta e não inclui as uvas passas, pois eu não gosto de granola com uva passa. Deixei o tempinho certo no forno e só precisei usar uma forma. Foi o suficiente para uma semana (2 pessoas comendo todos os dias!). Ficou deliciosa!! Super crocante, docinha e gostei de ter incluído a canela (e fui generosa, como sempre!). Vou fazer novamente com certeza. Como disse, vocês podem mudar os tipos de nozes, podem acrescentar frutas vermelhas secas (cranberries, blueberries etc), enfim, dar a sua cara! (mantenha em um refratário tampado)


Donuts (assados) com Cobertura de Chocolate

Ingredientes


1 3/4 xicara farinha de trigo
1/2 colher (chá) bicarbonato de sódio
1/4 colher (chá) sal
1/3 xícara açúcar mascavo
1 ovo
2 colheres (sopa) margarina derretida e fria
1 colher (chá) essência de baunilha
1/2 xícara leite
Cobertura de Chocolate1 xícara açúcar confeiteiro
1/3 xícara cacau em pó
4-5 colheres (sopa) leite



Preparação: Em um bowl médio junte a farinha, o bicarbonato e o sal. Em outro bowl bata o açúcar, o ovo e a margarina derretida até ficar homogêneo. Adicione a essência de baunilha e metade da farinha. Adicione o leite e o restante da farinha. Mexa até todos os ingredientes até ficar uma massa lisa e homogênea. Coloque a massa em um saco de confeiteiro e levo à geladeira por, no mínimo, 2 horas (se, quiser, pode fazer na noite anterior). Pré -aqueça o forno a 175C, unte a forma de donut, corte o bico do saco de confeiteiro e preencha 2/3 das cavidades. Deixe no forno por aproximadamente 10 minutos. Deixe esfriar totalmente e passe na cobertura. A cobertura é facinho: basta misturar (com a colher mesmo) todos os ingredientes até ficar lisinho e homogêneo. Mergulhe metade do donut na cobertura e deixe sexar em uma grelha. Jogue granulado.
Meus comentários: é bem fácil e não precisa de batedeira (a massa é meio grudenta). Segui a receita direitinho e deixei na geladeira por 2 horas. Minha forma é de mini muffin (não os mini-mini) e a massa rendeu 11 unidades.  Acho que faz diferença usar o saco de confeiteiro, pois fica mais fácil preencher as cavidades sem exagerar ou perder massa. Como disse, a massa não é deliciosa, mas funciona (vou dar uma caprichada nas próximas versões). E a cobertura de chocolate fez a diferença. Essa quantidade foi suficiente para cobrir os 11 donuts. Na metade do processo ela foi endurecendo e eu acrescentei mais uns pinguinhos de leite. Vou fazer novamente, com certeza, pois fica uma gracinha! E você pode fazer diversas coberturas, mergulhar de jeitos diferentes, usar granulados coloridos etc. 

Molho de Laranja (ou Maracujá)

Ingredientes

30 grs manteiga
1 dente de alho
1 cebola cortada miudinho
2 colheres (sopa) farinha de trigo
500 ml caldo de galinha
100 ml suco de laranja
Gomos de laranja sem semente e sem membrana
sal, pimenta, açúcar, tomilho e gengibre (à gosto)
50 ml de licor de laranja (opcional)

Preparação: Em uma panela, derreta a manteiga, frite o alho, a cebola e o gengibre.
Junte a farinha e frite por alguns minutos. Adicione o licor de laranja e deixe evaporar o álcool.
Acrescente o caldo e o suco mexendo bem. Deixe apurar por alguns minutos no fogo brando.
Tempere com sal e pimenta, j
unte os gomos da laranja e polvilhe as folhinhas de tomilho.

Meus comentários: eu tinha feito uma calda de maracujá (= redução de suco de maracujá com açúcar) e sobrou muito. Então, para não perdê-la, decidi fazer a receita com essa calda ao invés da laranja. E ficou delicioso! Fiz a receita acima (meio no olhômetro), não coloquei o licor de laranja, nem o gengibre nem o tomilho. Com certeza o gengibre daria mais charme, mas sem ele também ficou delicioso. E, como disse no post, o arroz integral de panela que fiz no dia seguinte, ficou divino!


Cookie Apimentado

Ingredientes

125g farinha de trigo
2 colheres (sopa) páprica picante
1 pitada de sal
½ colher (chá) fermento em pó
125g manteiga
20g açúcar
50g açúcar mascavo
1 ovo
5g essencia de baunilha
90g gotas de chocolate meio amargo 

Preparação: Pré-aqueça o forno a 180C. Misture a farinha, páprica, sal e fermento e reserve. Na batedeira, coloque a manteiga com os dois tipos de açúcar e bata até formar um creme. Acrescente o ovo e a baunilha e continue batendo até tudo estar bem incorporado. Diminua a velocidade, acrescente a mistura de farinha e, por último, as gotas de chocolate. Faça bolinhas e coloque em forma forrada com papel manteiga separadas 2,5cm uma da outra. Asse por cerca de 20 minutos ou até as bordas ficarem douradas.

Meus comentários: essa massa não tem segredo! É só seguir a receita. Como sempre faço com meus cookies, depois da massa pronta, deixo um pouco na geladeira. Essa, eu deixei por 4 horas. O cookie fica com uma textura fofinha (não "chewy", fofinha mesmo) e você sente o picante da páprica só no finalzinho (e dá para sentir o picante mesmo. Então não acho que seja uma boa servir para crianças!!). Eu gostei e, como disse no post, fica muito gostoso com um copo de leite gelado!


Bolo de Laranja

Ingredientes
1 laranja pera com casca (bem lavada)
3/4 xícara óleo de canola
3 ovos
2 xícaras açúcar
2 xícaras farinha de trigo
1 colher (sopa) fermento em pó

Preparação: pique a laranja, bata no liquidificador (com casca e bagaço - só tire as sementes, se houver) junto com o óleo, os ovos e o açúcar. Despeje em uma tigela e misture delicadamente a farinha e o fermento. Coloque numa forma de 25cm de diâmetro, untada e enfarinhada, e leve ao forno pré-aquecido, por 30 minutos. Deixe amornar e desenforme.

Meus comentários: esta receita não tem nenhum segredo. Segui direitinho e o bolo ficou ótimo! Fofinho, com gosto de laranja mesmo e doce na medida certa! Se você quiser, pode fazer uma caldinha de laranja de sua preferência e jogar em cima. Eu não fiz, pois gosto do bolo "seco" mesmo (e este ficou ótimo sem nada)

Tartare de Salmão

Ingredientes (rende 2 porções)
150g salmão cru picado em cubinhos (1 cm aprox)
2 colheres (sopa) cebola roxa picada
1 colher (sopa) cebolinha picada (pique um pouco mais para decorar)
1 colher (chá) mostarda dijon
1 colher (chá) mostarda 
1 colher (chá) suco de limão
1 colher (sopa) azeite
sal, pimenta do reino
opcional:
1/2 (ou 1) avocado picado
1/2  (ou 1) tomate picado (sem sementes, mas pode ser com a pele)

Preparação: misture todos os ingredientes em uma vasilha e sirva em vasilhas individuais decoradas com a cebolinha.

Meus comentários: eu comprei uma posta de salmão e piquei eu mesma (é só ter uma faca boa que dá certo!). O avocado e tomate não estavam na receita original, mas sempre que peço esse tartare em restaurantes, ele vem com um desses ingredientes. E, como eu e o maridão adoramos os dois, juntamos tudo e ficou muito bom! Você pode brincar com a apresentação. Eu misturei tudo e coloquei nas vasilhas, mas você pode fazer direto no prato, criando uma "cama" de avocado fatiado cobrindo com o tartare, ou colocar em uma forminha e desenformar no prato etc. Como quase todas as minhas receitas salgadas, eu faço muita coisa no olhômetro, então você pode aumentar/diminuir o que quiser e deixar do seu gosto. Tempere bem, mas não deixe sumir o gosto do salmão cru. Ele é a estrela do prato! E, como disse no post, você pode tranquilamente substistuir o salmão pelo atum que vai ficar tão bom quanto!

Coconut Macaroons (Cocada Francesa)

Ingredientes
400g coco ralado (não é o coco seco)
1 lata leite condensado
2 claras (batidas em neve) - temperatura ambiente
1 colher (chá) extrato de baunilha
1/4 colher (chá) de sal

Preparação: Pré-aqueça o forno a 165C e forre 2 formas grandes (de beiradas baixas) com papel manteiga. Bata as claras em neve com o sal e reserve. Em um recipiente, misture bem o coco ralado com o leite condensado e a baunilha. Acrescente, devagar, as claras à mistura de coco. Usando duas colheres de sopa ou um cookie scoop, faça montinhos com 5cm de espaço entre eles. Leve ao forno por 22-25 minutos ou até ficarem dourados. Tire do forno e, com a ajuda de uma espátula, deixe esfriar em um gradinha.

Meus comentários: esta é a segunda vez que faço a receita, pois da primeira vez fiz com wax paper (papel manteiga) e todos os macaroons (eu disse todos!) grudaram e não havia santo que os desgrudassem. Desta vez, usei uma forma com o a folha de silicone e outra com o parchment paper (outro tipo de papel manteiga). Saiu perfeito! Não sei aí no Brasil, mas aqui nos EUA tem wax e parchment paper. Ambos servem como o nosso papel manteiga, mas a textura deles é diferente. Eu usava os dois e até hoje não entendo o que aconteceu, mas o bom é que finalmente deu certo e vou passar a usar mais o parchment paper.
Realmente deixem espaço entre os macaroons, pois eles se espalham um pouco. Um dica boa é mergulhar a base dos macaroons em chocolate meio amargo derretido. Eu não fiz assim, pois não tinha chocolate em casa na hora, mas deve ficar muito bom! (assim como os biscoitos de gengibre, esses macaroons são bem legais para dar de lembrança)


Biscoitos de Gengibre com (ou sem) cobertura de limão

Ingredientes biscoito
1 ¾ xícaras + ½ colher (sopa) farinha de trigo
1 colher (chá) fermento em pó
1 pitada sal
1 colher (chá) gengibre em pó
5 colheres (sopa) açúcar de confeiteiro
70g gengibre cristalizado, bem picadinho
200g manteiga sem sal, derretida e fria
1 colher (chá) extrato de baunilha


Ingredientes cobertura de limão
¾ xícara açúcar de confeiteiro, peneirado
1 colher (sopa) suco de limão (mais se necessário)



Preparação: Pré-aqueça forno a 180°C e forre duas assadeiras grandes - de beirada baixa - com papel manteiga.
Peneire a farinha, o fermento, o sal, o gengibre em pó e o açúcar de confeiteiro em uma tigela grande. Junte o gengibre cristalizado e misture. Acrescente a manteiga e a baunilha e misture com uma colher de pau ou espátula de silicone até incorporar bem os ingredientes.
Faça bolinhas com 1 colher (sopa) de massa. Coloque nas assadeiras deixando um espaço de uns 2cm entre uma e outra. Pressione cada bolinha levemente com um garfo (mergulhe-o em farinha de trigo para evitar que grude na massa) e asse os biscoitinhos por 12-15 minutos ou até que dourem levemente. Deixe esfriar completamente nas assadeiras sobre uma gradinha.
No caso da cobertura, misture o açúcar de confeiteiro e o suco de limão em uma tigela até obter um creme homogêneo e brilhante (acrescente um pouquinho mais de água se necessário). Despeje uns fios de calda sobre os cookies já frios e deixe endurecer.


Meus comentários: é muito fácil de fazer. O biscoitinhos ficam amanteigados e dá para sentir bem o gosto do gengibre (os pedacinhos cristalizados são essenciais!).
Eu fiz alguns biscoitinhos nesse formato de bolinha mas, a grande maioria, eu fiz abrindo a massa entre papel manteiga com o rolo e usei cortadores de cookies, mas se você não tiver cortadores, nem paciência para abrir a massa, o esquema da bolinha funciona perfeitamente bem!
Gostei dele com e sem a cobertura de limão, mas acho que para as próximas vezes, vou fazer sem, pois adoro o gosto do gengibre e da textura do biscoito sem nada mesmo.

Torta de Abobrinha

Ingredientes
3 ovos ligeiramente batidos
3 abobrinhas médias raladas (com casca)
200g ricota (bem amassada ou até mesmo batida no liquidificador)
1 ou 2 tomates pelados picados (sem casca e sem sementes)
mussarela ralada (opcional)
3 colheres (sopa) queijo parmesão ralado
sal e pimenta a gosto (eu usei pimenta calabresa)

Preparação: é muito simples, basta colocar todos os ingredientes (exceto o queijo parmesão ralado) em um recipiente grande e mexer até que tudo esteja bem misturado. Em um refratário untado e enfarinhado (usei farinha de rosca), despeje toda a massa e cubra com o queijo parmesão ralado e mais um pouquinho da farinha de rosca para ficar com uma cobertura crocante. Coloque em forno pré-aquecido 180C por uns 15, 20 minutos (dá para ver facilmente quando está pronta). A textura é de um omelete consistente.

Meus comentários: como a abobrinha e o tomate soltam água, depois de ralados e picados, enquanto vou preparando os outros ingredientes, eu os deixo em uma peneira. No caso da mussarela, eu só tinha um restinho (umas 2 colheres de sopa), mas também não queria a minha torta com muito queijo, mas se quiser, você pode caprichar na quantidade. Você também pode incluir cubinhos de peito de peru, linguiça ou presunto; e até mesmo outros legumes como milho, ervilha etc.

Bolo de Maracujá

Ingredientes
4 ovos
2 xícaras açúcar
2 xícaras farinha de trigo
1 xícara suco natural de maracujá
2 colheres (sopa) margarina
2 colheres (sopa) fermento em pó

Calda
2 maracujás (polpa com semente) - eu usei o suco concentrado de garrafinha
1 xícara açúcar
1/2 copo água

Preparação: Bata as claras em neve e reserve. Na batedeira, bata as gemas, açúcar e margarina até virar um creme fofinho. Acrescente alternadamente o suco de maracujá e a farinha. Por fim, com a batedeira na velocidade baixa, acrescente o fermento. Tire da batedeira e adicione as claras em neve. Leve ao forno em forma untada e enfarinhada (pode ser forma redonda, de furo, quadrada ou retangular) e deixe até enfiar o palito no meio e sair limpo. Retire o bolo do forno e faça a calda: misture todos os ingredientes em uma panela e deixe ferver até engrossar levemente. Com um palito de dente, faça vários furinho no bolo e jogue a calda nele ainda quente, na forma. Ou então espere esfriar para desenformar e jogar a calda. Se optar por jogar a calda com ele ainda quente, lembre-se que você terá que deixá-lo na forma mesmo (para não servir na forma, corte em pedaços e coloque em um prato de servir).

Meus comentários: como disse, o bolo fica super gostoso, fofinho, com bastante gosto de maracujá e não é muito doce. Fica ótimo com a calda que dá uma azedinho gostoso, mas também ficará ótimo sem ela. Se você quiser testar a calda de chocolate, pode fazer qualquer receita de sua preferência e siga as mesmas instruções dadas acima para desenformar. Com um cafezinho ou no lanche da tarde, é uma delícia!

Chili - Versão I

Como disse, é tudo no olhômetro. Vou listar os ingredientes que usei para esta receita e algumas outras ideias e então vocês adaptam para o gosto de vocês.

Ingredientes
1/2 kg de carne moída (pode ser de boi. Neste caso, usei de peru - muito comum aqui)
meia cebola picada
alho picado
1 ou 1 1/2 latas molho de tomate em pedaços (aqui em casa nós adoramos tomate, então uso 1 1/2 latas. E se não tiver molho de tomate, pode ser tomate pelado picado)
ketchup ou molho barbecue (2-3 colheres de sopa)
1 lata grão de bico (você pode substituir por feijão branco ou feijão normal. Se você já tiver o grão prontinho, cozido e temperado, também pode usar! Inclusive se ele estiver congelado. Neste caso, é só descongelar e colocar na panela junto com os outros ingredientes)
2 cenouras médias raladas
1/2 xícara uvas passas
1 garrafa cerveja preta tipo guiness
páprica (picante ou defumada)
chili em pó
sal
pimenta (eu uso pimenta calabresa ou tabasco)
canela (só uma pitadinha - tem gente que usa 1 colher sopa de açúcar, mas eu prefiro canela)

Preparação: refogue a cebola e o alho com azeite (ou o óleo de coco), acrescente a carne e deixe dourar. Neste ponto, muita gente acrescenta uma colher de farinha ou fubá para ajudar a engrossar o molho, mas eu não faço isso e dá certo. Então acrescente a cerveja preta, o molho de tomate e todos os temperos (incluindo o ketchup ou o molho barbecue) - eu coloco bastante páprica e chili. Se quiser, pode acrescentar água pura ou com caldo de carne. Deixe cozinhar (panela tampada) por uns 10-15 minutos. Quando o molho estiver bem encorpado, mais grossinho, coloque a cenoura ralada, a uva passa e o grão de bico. Misture bem e desligue. Atenção: mesmo depois do fogo desligado, o molho ainda vai secar um pouco. Vai ficar mais encorpado, então não deixe secar muito enquanto ainda estiver no fogo. Caso contrário, não vai ficar como uma sopa. É muito bom! E você pode servir com um pãozinho e queijo mussarela ralada (mussarela mesmo e não parmesão)

Bolo de Cenoura

Ingredientes
3 cenouras grandes (limpas e descascadas)
3 ovos
1 xicara óleo de canola
2 xícaras açúcar
3 xícaras farinha de trigo
1 colher (sopa) fermento em pó

Cobertura
1/2 xícara achocolatado
2 colheres (sopa) leite
1 colher (sopa) margarina
1 xícara açúcar

Preparação: Bata as claras em neve e reserve. Em uma vasilha, coloque a farinha e o fermento e reserve. Bata no liquidificador as cenouras, o açúcar, o óleo e as gemas. Despeje essa mistura líquida na vasilha com os secos e mexa bem. Acrescente as claras e mexa com cuidado. Leve ao forno em forma untada e enfarinhada (eu usei forma redonda de fundo removível). Quando o palito sair limpo, está pronto. Quando o bolo estiver quase pronto, faça a calda: coloque todos os ingredientes em uma panela e deixe no fogo até levantar fervura. Jogue a cobertura (ainda quente) sobre o bolo também quentinho.

Meus comentários: como vocês podem ver, não tem segredo nenhum. É um bolo simples e fácil de fazer. Fica super fofo, amarelinho e com gosto de cenoura. No caso da cobertura, eu fiz uma receita e meia, pois achei que uma só seria pouca para o tamanho do bolo. Também achei que a cobertura ficou mais ralinha do que eu gostaria. Talvez eu devesse ter deixado mais tempo fervendo, mas ainda assim estava muito boa e penetrou na massa do bolo. Depois que esfriou, ficou com aquela textura crocantezinha, sabe? Humm...

Gratinado de Couve-Flor

Ingredientes
1 couve-flor média (cozida na água com sal)
100g queijo parmesão ralado
1 xícara creme de leite (pode ser fresco ou de caixinha)
1 ovo
1/2 xícara farinha de rosca
sal e noz moscada a gosto
1 colher (sopa) margarina cortada em cubos ou azeite
Preparação: pique a couve-flor já cozida bem picadinha. No liquidificador, bata o creme de leite, metade do queijo parmesão, ovo, sal e noz moscada até formar um creme.
Em um refratário untado com manteiga e enfarinhado com farinha de rosca, coloque toda a couve-flor picadinha e, por cima, despeje todo o creme batido. Salpique com a farinha de rosca, o restante do queijo parmesão ralado e os cubinhos de margarina. Leve ao forno para gratinar. Rende 4 porções boas.

Meus Comentários: é uma receita muito fácil e rápida. Como disse, você pode tirar/adicionar outros ingredientes (outro tipo de queijo, colocar frango ou peito de peru em cubinhos, tomates etc). Eu não tinha creme de leite em casa, então fiz um creminho de leite desnatado engrossado com farinha de trigo e funcionou super bem (acredito que com o creme de leite fique ainda melhor!). A receita pedia que a couve-flor estivesse bem picada, mas para quem gosta de couve-flor - como eu - não pique muito para você sentir a consistência. Eu também preferi não usar a margarina cortada em cubos, mas reguei levemente com azeite. Rende 4 porções boas se servir como acompanhamento. No meu caso, esse era meu prato principal, mas mesmo assim deu tranquilo para o maridão e eu e ainda sobrou.

Bolo de Milho

Ingredientes
1 lata de milho (sem a água)
1 lata açúcar (ou adoçante)
1 lata milharina
1 lata (menos 2 dedos) óleo
1 lata leite
4 ovos
1 colher (sopa) fermento em pó

Preparação: pré-aqueça o forno a 180C. Bata todos os ingredientes no liquidificador (deixe o fermento por último e só bata levemente) e tranfira para uma forma de buraco, untada e enfarinhada (você pode usar açúcar ao invés de farinha). Leve ao forno e estará pronto quanto o palito sair limpo.

Comentários: como você pode ver, não tem nenhum segredo. O bolo é facílimo de fazer. Ele é super molhado e docinho na medida certa! A textura é quase de uma queijadinha ou pamonha. Delicioso!

Devil's Food Cake

Ingredientes
2 xícaras farinha de trigo
1 1/2 colher (chá) bicarbonato de sódio
3/4 colher (chá) fermento em pó
3/4 colher (chá) sal
12 colheres (sopa) margarina sem sal, temperatura ambiente
2 xícaras + 2 colheres (sopa) açúcar
3/4 xícara cacau em pó
2 colheres (chá) essência de baunilha
3 ovos grandes, temperatura ambiente
1 1/4 xícaras água
1/4 xícara leite

Preparação: Pré-aqueça o forno a 180C. Em um bowl médio, misture a farinha, o bicarbonato, o fermento e o sal. Reserve. Na batedeira (usando a espátula - não o gancho), bata a margarina em velocidade média por 2 minutos. Aumente a velocidade para média-alta e adicione o açúcar. Bata por 4 minutos e desligue a batedeira. Acrescente o cacau em pó e a baunilha, e bata (velocidade média) por 1 minuto (sempre limpe as laterais do bowl quando necessário). Diminua a velocidade para média-baixa e acrescente os ovos, um a um, batendo cada um por 1 minuto.
Leve a água e o leite ao fogo até ferver. Tire do fogo e, com a batedeira na velocidade baixa, intercale-os com a mistura de farinha (cuidado, pois o líquido estará bem quente!). Desligue a batedeira, mexa com uma estápula até ficar tudo bem homogêneo e coloque em uma forma de furo, redonda, untada e enfarinhada. Leve ao forno e estará pronto quando o palito sair limpo (uns 35 minutos).

Meus comentários: Parece complicado mas, na verdade, é fácil. Se você quiser, pode incrementar fazendo um  recheio ou cobertura de sua preferência (eu preferi não fazer). Ou então servi-lo com sorvete de creme ou café, e alguns moranguinhos picados. Rende um bolo grande e, como disse, fica molhadinho, denso, com bastante gosto de chocolate (mas não é um bolo muito doce).

Torta de Chocolate com Nozes

Ingredientes
1 3/4 xícara nozes picadas
1 1/4 xícara farinha de trigo
1/4 xícara cacau em pó
1/2 colher (chá) sal + uma pitada para o recheio
1/2 xícara (1 barra) margarina sem sal, temperatura ambiente
1/4 xícara açúcar
2 gemas
250g chocolate meio amargo picado
3/4 xícara creme de leite

Preparação: Pré-aqueça o forno a 180C. Coloque as nozes inteiras em uma forma e leve ao forno para tostar (uns 6-8 minutos, ou até você sentir o cheiro das nozes). Deixe esfriar e pique-as.
Em um bowl médio, misture o cacau em pó, a farinha e o sal. Na batedeira velocidade média-alta, bata a margarina e o açúcar até formar um creme (2-3 minutos). Adicione as gemas. Reduza a velocidade e gradualmente adicione a mistura de farinha. Misture até ficar bem combinado, mas ainda solto. Em um refratário quadrado ou retangular, coloque essa mistura e espalhe-a até cobrir todo o fundo e uns 2.5cm das laterais. Com um garfo, faça uns furos por toda a massa (para evitar que ela "inche") e leve ao forno por uns 20 minutos, ou até as laterais ficarem secas. Retire do forno e deixe esfriar.
Enquanto isso, em uma panela pequena, leve o creme de leite ao fogo até levantar fervura. Retire do fogo, e adicione o chocolate e uma pitada de sal. Deixe descansar por um minuto (para derreter o chocolate com o calor do creme). Misture tudo até ficar um creme liso, e então adicione as nozes picadas. Despeje essa mistura sobre a massa já resfriada e salpique com o restante das nozes. Leve à geladeira por, no mínimo, uma hora e sirva.

Meus comentários: é muito fácil e delicioso! Uma overdose (gostosa) de chocolate. Não fica pesado e fica boa tanto gelada (mais durinha) quanto em temperatura ambiente (mais cremosa). Eu usei um refratário quadrado de uns 20cm e ficou perfeito! Use um chocolate de boa qualidade. Também acho que, se quiser, você pode substituir as nozes por amendoim, macadâmias ou amêndoas. Caso queira desenformar, como a massa é meio quebradiça, sugiro forrar todo o refratário com papel manteiga (deixando uma sobra nas laterais para você levantar e retirar a massa da forma) antes de colocar a massa. Com certeza vai agradar!

Brie Assado

Salada Crocante de Brócolis

Ingredientes
1 cabeça de brócolis picadinha
1/4 cebola roxa picadinha
1/4 xícara amêndoas torradas picadas
1/4 xícara cranberries secas
2 colheres (sopa) maionese
2 colheres (sopa) iogurte grego
suco de meio limão (ou mais, se preferir)
pimenta calabresa e sal

Preparação: junte o brócolis, a cebola, as amêndoas e cranberries em um bowl médio e misture. Em um outro bowl, misture bem todos os ingredientes para o molho (iogurte, maionese, pimenta, sal, limão), jogue por cima da salada e misture bem.

Meus comentários: como o próprio nome diz, esta salada fica bem crocante. Eu não coloquei cebola e, ao invés de amêndoas, usei nozes picadinhas. Se não tiver cranberries, use uva passa ou até mesmo maçã fresca picadinha. Eu acho colocar um docinho nesta salada faz toda a diferença, mas se não gostar de comida agri-doce exclua a fruta.
A quantidade de maionese, iogurte e limão vai do seu gosto (eu usei um limão inteiro). Se você quiser ela mais sequinha, coloque menos. Se quiser mais molhadinha, coloque mais.  E se não encontrar iogurte grego, substitua por um iogurte natural integral, creme azedo ou faça tudo com maionese.
Para transformá-la em um prato principal, basta acrescentar frango grelhado picadinho.
Como você pode ver, essa receita é uma base para você montar a sua própria salada. Eu nunca tinha comido uma salada de brócolis, mas depois dessa, virei fã e vou fazer de novo no próximo verão!

Bolo Invertido de Cranberry

Ingredientes
1 1/4 xícara farinha de trigo
1 1/2 colher (chá) fermento em pó
1/4 colher (chá) sal
8 colheres (sopa) margarina, sem sal, temperatura ambiente
1 xícara açúcar
1/2 colher (chá) canela em pó
1/4 colher (chá) allspice*
1 3/4 xícara cranberries frescas
1 ovo
1 colher (chá) essência de baunilha
1/2 xícara leite
* não sei se existe esse tempero no Brasil, mas é uma mistura de diversos temperos como cravo, canela, gengibre moídos. Se não tiver, sugiro tentar fazer sem ele mesmo.

Preparação: pré-aqueça o forno a 180C. Em um recipiente pequeno, misture a farinha, o fermento e o sal. Em uma forma redonda de fundo falso, espalhe 2 colheres (sopa) de margarina (vai ficar uma camada grossa de margarina). Em um recipiente, misture 1/2 xícara do açúcar com a canela e allspice, e espalhe essa mistura sobre a margarina. Por cima, distribua uma camada de cranberries.
Na batedeira, em velocidade média, bata as 6 colheres (sopa) restantes de margarina com a 1/2 xícara de açúcar restante até formar um creme. Adicione o ovo e a baunilha e bata até ficar homogêneo. Diminua a velocidade e adicione a mistura de farinha alternada com o leite. Bata até ficar um creme.
Espalhe a massa na forma tampando a camada de cranberry. Leve ao forno e quando o palito sair limpo, está pronto (uns 30 minutos). Deixe esfriar e desenforme.

Meus comentários: esse bolo é muito gostoso. Perfeito para servir de café da tarde, pois é uma mistura de torta e bolo. A massa é fofinha com gosto de baunilha, e a cobertura de cranberry é meio azedinha, e a canela combina perfeitamente. Fica baixo e não rende muito (umas 8 fatias). É meio chatinho para desenformar (o açúcar gruda um pouco) e, quando estava no forno, vazou um pouco de calda (quase toda vez que uso minha forma removível, a massa vaza um pouco e eu nunca lembro de colocá-la dentro de outra forma, mas fica aqui a dica!) Como eu disse, deve funcionar com outras berries e deve ficar delicioso com sorvete! É um bolo fresco, nada pesado.

Thanksgiving: Panna Cotta de Nutella

Thanksgiving: Bolinhos de milho (corn muffins) e peru

Thanksgiving: Cranberry Sauce

Cinnamon Scones (Scones de canela)

Ingredientes
2 xícaras farinha de trigo
1 xícara flocos de aveia
1/4 xícara + 2 colheres (sopa) açúcar
1 colher (sopa) fermento em pó
1/4 colher (chá) sal
8 colheres (sopa) margarina gelada cortada em cubos
3/4 xícara leite
1 ovo ligeiramente batido
1 colher (chá) essência de baunilha
1/2 xícara nozes picadas
2 colheres (chá) canela em pó

Ingredientes calda:
3/4 xícara açúcar de confeiteiro
3-4 colheres (chá) suco de laranja

Preparação: Pré-aqueça o forno a 180 graus. Em um recipiente coloque a farinha, aveia, 1/4 xícara açúcar, fermento em pó e sal. Misture bem. Junte a margarina picada e misture levemente (não é para desmanchar toda a margarina. Pode deixar uns pedacinhos). Em outro recipiente, coloque o leite, ovo e baunilha. Misture bem e acrescente à mistura seca. Mexa com um garfo ou espátula até a mistura ficar toda umedecida. Em um recipiente pequeno, coloque o restante do açúcar, a canela e as nozes, misture bem e acrescente à massa. Misture tudo (não precisa exagerar). Com a ajuda de uma ou duas colheres, faça montinhos e coloque em uma assadeira untada com óleo (separados 4cm um o outro). Asse por 10-15 minutos e retire do forno. Enquanto esfria, faça a mistura da calda: é só misturar bem os dois ingredientes até obter a consistência desejada (mais ou menos líquido dependendo da quantidade de suco) e despejar sobre os scones ainda quentinhos. Rende 12 scones.

Meus comentários: Delicioso! É rápido mesmo e simples de fazer. Achei que ia ficar seco por conta da aveia, mas não! Ficou fofinho, doce na medida certa, meio amanteigado, e com gosto de canela. Eu fiz com leite desnatado. Também achei que as nozes derão um toque especial, mas pode ser facilmente substituída pro amêndoas. Da próxima vez, vou acrescentar cranberries secas.
Ah, não fiz a calda, pois não tinha laranja em casa, mas sugiro que você faça, pois deve ficar bem gostoso.
Como vocês puderam ver, deixei os scones em um formato meio rústico, sem alisar ou arrumar muito, como pedia a receita. Achei que ficou bem legal! (quando eu fizer outra versão sem aveia, vou fazer em outro formato para vocês verem). Eu super recomendo!!

Pastel Assado - feito com massa de rolo primavera

Pumpkin Chocolate Chip Cake

Ingredientes
1 1/2 xícara farinha de trigo
3/4 colher (chá) fermento em pó
3/4 colher (chá) bicarbonato de sódio
1/2 colher (chá) sal
1 1/2 colher (chá) canela em pó
3/4 colher (chá) gengibre em pó
1 xícara purê de abóbora (sem tempero)
1 xícara açúcar
1/2 xícara óleo de canola
2 ovos grandes
2 1/2 xícaras pingos de chocolate meio amargo

Preparação: Pré-aqueça o forno 180C. Peneire a farinha, fermento, bicarbonato, sal, canela e gengibre em uma vasilha e reserve. Na batedeira - velocidade média - bata a abóbora, o açúcar e o óleo até ficar bem misturado (um minuto). Adicione os ovos um a um. Reduza a velocidade e adicione os ingredientes secos. Bata até ficar tudo bem incorporado e desligue. Adicione 2 xícaras de pingos de chocolate.
Coloque a massa em uma forma de bolo inglês untada e enfarinhada. Quando o palito sair limpo, está pronto. Para a calda, coloque a 1/2 xícara de de pingos de chocolate em uma panela em banho maria. Mexa até o chocolate derreter completamente e ficar bem lisinho. Coloque o bolo em um prato de servir e despeje o chocolate por cima.

Meus comentários: Como eu disse no post, este é o melhor bolo de abóbora que eu já comi. Macio e úmido, mas ao mesmo tempo denso e com um monte de chocolate. Eu usei chocolate amargo, pois era o que eu tinha em casa e ficou ótimo! Eu gostei muito da massa (amo temperos e, nesta massa, você realmente sente o gosto da canela e do gengibre), mas talvez eu diminuiria um pouco a quantidade de chocolate ou compraria pingos menores. Mas o maridão amou desse jeito mesmo!
Aproveitando, compre temperos de boa qualidade. Eles fazem a diferença principalmente quando são a atração do prato que você está preparando.
Eu não fiz a calda de chocolate, pois não tinha o suficiente em casa, mas deve ficar muito bom. Você pode preparar a sua calda preferida (com creme de leite, ou manteiga, ou cacau em pó), mas eu sugiro que você sirva à parte, pois o bolo já é delicioso sem a calda e, para alguns, o chocolate da massa é suficiente.
Você também pode trocar ou adicionar nozes picadas (é o que vou fazer da próxima vez e aviso vocês!). Thanks, Bev!

Bolo de Doce de Leite

Ingredientes
1 xícara doce de leite
100ml óleo de canola
160g açúcar
4 ovos
1 colher (chá) fermento em pó
160g farinha de trigo
pitada de sal

Ingredientes Calda
1 1/2 xícara açúcar de confeiteiro
2 1/2 colher (sopa) leite de coco
coco ralado

Preparação: Na batedeira, bata o doce de leite, o óleo e o açúcar até ficar um creme bem fofo. Adicione os ovos um a um. Em uma vasilha, peneire a farinha, o fermento em pó e o sal, e adicione esta mistura ao creme da batedeira. Misture bem até que todos os ingredientesestejam bem incorporados Despeje a massa em uma forma redonda, de buraco, untada e enfarinhada, e coloque no forno pré-aquecido (180C). O bolo estará pronto quando o palito sair limpo. Enquanto o bolo esfria, faça a calda: misture o açúcar com o leite de coco e despeje sobre o bolo. Decore com o coco ralado.

Meus comentários: o bolo é doce e tem uma textura incrível: macio e bem molhadinho. E você realmente sente o gosto do doce de leite! Da próxima vez, vou fazer um teste e reduzir - um pouco - a quantidade de óleo. Eu não fiz a calda, porque o maridão não gosta de coco e eu ainda estou na busca por um leite de coco de qualidade. De qualquer maneira, foi bom não ter feito, pois o bolo já é doce o suficiente para o nosso gosto (deve ficar delicioso se servido com uma bola de sorvete de creme!)
A receita rende um bolo grande. No meu caso, eu sabia que a minha forma de bolo inglês seria pequena para a quantidade de massa, mas eu fiz uma "mágica" - porque realmente queria usar a minha forma nova - e funcionou! Mas eu recomendo usar a forma redonda de buraco mesmo.


Sweet Moments: Quinua Doce


Ingredientes
1 xícara quinua cozida (sem tempero)
1 xícara leite de coco (ou leite de vaca)
1/4 colher (chá) canela em pó
1 colher (sopa) maple syrup (ou mel)
2 colher (sopa) coco ralado
nozes picadas
1/2 xícara morango em fatias

Preparação: Em uma panela pequena, coloque a quinua, leite, canela e maple syrup, e deixe ferver. Reduza o fogo e ferva até obter a consistência de sua preferência (mais ou menos líquida). Coloque em um bowl e finalize com o coco ralado, as nozes e os morangos. Rende duas porções.

Meus comentários: Você pode substituir quase todos os ingredientes por aqueles de sua preferência. Por exemplo: ao invés de nozes, você pode usar amêndoas; ao invés de morangos, bananas ou maçãs; o coco ralado pode ser substituído por uva passa. Com relação ao leite, eu fiz com leite de vaca desnatado e ficou ótimo! E como eu gosto de uma consistência mais líquida, mudei a proporção (1 xícara de leite para 1/2 xícara de quinua).

Hamburguer caseiro no capricho!

Bolo Mármore

Ingredientes
4 ovos
3 colher (sopa) margarina sem sal
2 xícaras açúcar
1 xícara leite (ou leite de coco)
2 xícaras farinha de trigo
1/2 xícara amido de milho
1 colher (sopa) fermento em pó
3 colheres (sopa) cacau em pó

Preparação: Pré-aqueça o forno 180C. Bata as claras em neve e reserve. Bata as gemas com a margarina até virar um creme e acrescente o açúcar aos poucos. Misture a farinha com o amido e adicione ao creme da batedeira alternando com o leite. Com a batedeira em velocidade baixa, adicione o fermento. Remova da batedeira e acrescente as claras em neve. Coloque metade da massa em uma forma de buraco, untada e enfarinhada. Adicione o cacau em pó à massa restante. Misture bem e coloque sobre a massa que já está na forma. O bolo estará pronto quando o palito sair limpo (30-40 minutos). Deixe esfriar e sirva.

Meus comentários: o bolo é delicioso. Super fofinho e, como quase todos os meus bolos, não muito doce. Como eu usei leite de vaca, talvez algumas gotinhas de essência de baunilha dariam um charme à massa, mas mesmo assim ficou ótima. Com o leite de coco deve ficar muito bom também. Você também pode usar achocolatado ao invés de cacau em pó (e então o bolo ficará mais docinho)

Cupcake de Baunilha com recheio de Nutella

Ingredientes
3 ovos levemente batidos
2 colheres (chá) essência de baunilha
1 1/2 xícara farinha de trigo
3/4 colher (chá) fermento em pó
1/4 colher (chá) sal
8 colheres (sopa) margarina sem sal temperatura ambiente (equivalente a um stick)
1 xícara açúcar
1 xícara Nutella

Preparação: Pré-aqueça o forno 180C. Na batedeira, bata a margarina com o açúcar até virar um creme. Em uma vasilha pequena, misture os ovos com a baunilha. Em outra vasilha, coloque a farinha, sal e fermento. Adicione a mistura de ovos ao creme de margarina e bata em velocidade baixa. Com tudo incorporado, e ainda em velocidade baixa, adicione os ingredientes secos (eu geralmente adiciono o fermento por último e mexo com espátula). Unte e enfarinhe formas de cupcake e preencha 1/3 com a massa. Com uma colher de café (ou fazedor de bolinhas de melão) coloque a Nutella no meio e complete com massa. Asse até o palito sair limpo. Deixe esfriar e sirva. Rende 12 cupcakes.

Meus comentários: a massa não é muito doce e com gostinho de baunilha. Eu devo ter usado 3/4 do vidro de Nutella, mas depende de cada um. Se ela estiver muito dura (no meu caso, estava na consistência certa), você pode esquentar um pouquinho no microondas. Entretanto, não deixe a consistência muito líquida, pois vai ficar difícil para centralizá-la na massa. Se você não quiser a Nutella no meio, como eu fiz, aí então você pode deixar a Nuttela líquida e misturá-la à massa fazendo um cupcake estilo mármore.

A receita original é de uma amiga (Thanks Bev!) e é um pouquinho diferente: você vai usar a uma forma de bolo inglês, 2 sticks de margarina (16 colheres de sopa), 4 ovos e o vidro de Nutella amolecido. O restante dos ingredientes é o mesmo. Para montar o bolo, você divide a massa em três partes e intercala massa + nutella + massa + nutella + massa.
Eu decidi mudar um pouco a receita, pois minha amiga tinha me dito que o bolo original era rico e denso. E eu queria algo mais leve. Fiquei contente com o resultado. Leve e muito saboroso!

Bolo de Fubá


Ingredientes
3 claras em neve
3 gemas
1 xícara açúcar
1 xícara leite
1/2 xícara óleo de canola
1 xícara farinha de trigo
1 xícara fubá
1 colher (sopa) fermento em pó

Opcional: goiabada cortada em cubos.

Preparação: Prá-aqueça o forno 180C. Na batedeira, bata as claras em neve e, ainda batendo, adicione as gemas uma a uma. Acrescente o açúcar, leite, óleo e, gradualmente, a farinha e o fubá. Bata até todos os ingredientes ficarem bem incorporados. Fora da batedeira, se você usar a goiabada, adicione os cubinho e o fermento e mexa delicadamente. Unte e enfarinhe uma forma redonda de buraco ou quadrada. Você pode untar com canela e açúcar ao invés de farinha. Leve ao forno e quando o palito sair limpo, está pronto. Deixe esfriar antes de servir.

Meus comentários: eu usei leite desnatado e deixei a goiabada de fora. Eu adorei a receita. O bolo é delicioso, macio e com gosto de fubá. Mas esse não é bolo de fubá cremoso. É o tradicional. E é perfeito para comer acompanhado de uma xícara de café!

Homemade Zucchini Spice Bread


Ingredientes

1/2 xícara óleo de canola
1 1/2 xícara farinha de trigo
1 colher (chá) fermento em pó
1 colher (chá) canela em pó
1/2 colher (chá) gengibre em pó
1/2 colher (chá) sal
1/4 colher (chá) bicarbonato de sódio
1/4 colher (chá) noz moscada
pitada de cravos moídos
1/2 xícara açúcar mascavo
1/4 xícara açúcar
2 ovos
1 colher (chá) essência de baunilha
1 1/2 xícara abobrinha crua ralada
Opcional: nozes picadas


Preparação: Pré-aqueça o forno 180C. Em uma vasilha, coloque a farinha, fermento, canela, gengibre, sal, bicarbonato, noz moscada e cravo. Em outra vasilha, coloque o açúcar (mascavo e normal), ovos, baunilha e abobrinha (e nozes). Adicione esses ingredientes à mistura de farinha e mexa até tudo ficar bem incorporado (mas não mexa muito). Coloque a massa em uma forma de bolo inglês, untada e enfarinhada. O bolo estará pronto quando o palito sair limpo. Deixe esfriar e sirva.

Meus comentários: o bolo é doce! Eu até diminui a quantidade de açúcar (só usei o açúcar mascavo) e ainda assim ficou doce. Você não sente o gosto da abobrinha, mas sim de todos os temperos. Como eu não usei gengibre nem cravo (eu não tinha em casa), eu adicionei as nozes e achei que fez uma grande diferença! E eu também adicionei pancetta crua. Ficou muito bom! Mas se você quiser um bolo totalmente doce, você pode usar chocolate picado (ou gotas de chocolate). Eu servi o bolo no jantar, acompanhado de salada de mozzarela e tomates bem temperada com azeite de oliva e aceto balsâmio (para quebrar um pouco a doçura do bolo). O sabor é incrível. Eu super recomendo!


Goiabinhas

Ingredientes
3 xícaras farinha de trigo
3 ovos
1 colher (sopa) manteiga
2 colheres (sopa) açúcar
1 colher (chá) fermento em pó
1 pitada de sal
400g goiabada

Preparação: Pré-aqueça o forno a 180 graus por 20 minutos. Em um recipiente, coloque a farinha (reserve um pouco), açúcar, sal e fermento. Mexa. Junte a manteiga e os ovos levemente batidos. Misture com as mãos (neste momento, se necessário, use a farinha reservada). Sove sobre superfície lisa. Deixe descansar por aproximadamente 10 minutos.
A seguir, abra porções da massa com ajuda do rolo. Corte com modelador redondo e recheie com pedaços de goiabada. Pincele com clara de ovo e una os lados. Coloque em uma assadeira untada e enfarinhada e leve ao forno por 20 minutos.


Meus comentários: a massa não é muito doce nem amanteigada. E é super fácil de ser trabalhada. É sucesso absoluto!

Cheesecake - super prático, fácil e muito gostoso!


Chocolate Espresso Bundt Cake

Ingredientes
2 sticks (1 xícara) manteiga sem sal
1/2 xícara de chocolate em pó
1 colher (sopa) de café instantâneo dissolvido em 3/4 xícara de água
2 xícaras açúcar
1 xícara creme azedo (sour cream)
1 colher (sopa) essência de baunilha
2 ovos
2 xícaras farinha de trigo
1 colher (chá) bicarbonato de sódio
1/2 colher (chá) sal

Preparação: Pré-aqueça o forno 180C. Unte e enfarinhe uma forma redonda de buraco.
Derreta a manteiga e uma panela (fogo médio-baixo); adicione o chocolate em pó e mexa até ficar lisinho. Acrescente o café dissolvido e retire do fogo. Adicione o açúcar, o creme azedo, a baunilha e os ovos, e mexa bem até ficar liso. Em outra vasilha coloque a farinha, o bicarbonato e o sal. Adicione os ingredientes secos aos ingredientes molhados e mexa até ficar bem misturado.
Coloque a massa na panela e asse por 40-45 minutos ou até sentir que o bolo está firme e o palito saia limpo do bolo. Deixe esfriar e então desenforme.

Meus comentários: este bolo é delicioso! Super macio e não muito doce. Você quase não sente o café, mas sabe que ele está lá. Você também deve usar um cacau em pó de boa qualidade. Vai fazer uma grande diferença já que ele é o sabor predominante do bolo.

Red Velvet cake with cream cheese frosting

Ingredientes
1 1/2 xícara açúcar
1/2 xícara (1 stick) manteiga temperatura ambiente
2 ovos
2 1/3 xícaras farinha de trigo
2 colheres (sopa) chocolate em pó
1 colher (chá) bicarbonato de sódio
1 colher (chá) fermento em pó
1/2 colher (chá) sal
1 xícara buttermilk*
1 colher (chá) de colorante de bolos vermelho (a quantidade de colorante depende da cor que você quer seu bolo. Quanto mais colorante, mais vermelho - escuro - vai ficar)
1 colher (chá) essência de baunilha
1 colher (chá) vinagre branco
* faça seu próprio buttermilk com uma xícara de leite e uma colher (sopa) vinagre branco e deixe descansar por 10 minutos.

Ingredientes frosting*
1/2 xícara (1 stick) manteiga temperatura ambiente
220g (1 pacote) cream cheese
2-3 xícaras açúcar de confeiteiro
1 colher (chá) essência de baunilha (neste caso, compre a essência transparente, pois a normal vai deixar seu frosting amarelado)
* esta quantidade de frosting não é suficiente para cobrir um bolo inteiro. Dá para rechear e cobrir a parte de cima, mas não é suficiente para cobrir as laterais.

Preparação: Pré-aqueça o forno a 180C. Bata a manteiga e o açúcar na batedeira por 3 minutos na velocidade média até ficar claro e bem cremoso. Adicione os ovos, um de cada vez, batendo até eles estarem incorporados ao creme. Em um recipiente grande, peneire a farinha, o chocolate em pó, o bicarbonato, o fermento e o sal. Em outro recipiente misture o buttermilk, o vinagre, a essência de baunilha e o colorante. Vá adicionando à batedeira, intercaladamente, os ingredientes secos e os molhados até todos estarem totalmente incorporados.
Leve ao forno por 40-45 minutos em uma assadeira de uns 20cm untada e enfarinhada com chocolate em pó (caso contrário o bolo ficará com vestígios de farinha e não ficará bonito se você for deixar a massa exposta como o meu). Retire do forno quando o palito sair completamente limpo. Deixe esfriar totalmente antes de usar o frosting.
Frosting: bata a manteiga com o açúcar na batedeira por 3 minutos. Adicione a essência de baunilha e misture. Adicione o açúcar devagar, provando o creme até chegar ao ponto desejado (eu usei pouco menos de 2 xícaras, pois além de gostar do sabor do cream cheese mais destacado, achei que já estava bem docinho).
Quando o bolo estiver completamente frio, recheie e decore (se vc achar que o frosting está um pouco liquido - você pode ter batido além do necessário - coloque-o na geladeira até ele ficar um pouco mais encorpado)

Meus comentários: é um dos bolos mais gostosos que eu já fiz/comi. O maridão amou! Adorei o frosting, pois ficou com gosto de cream cheese bem acentuado e a massa ficou fofinha e com uma cor linda! Vale muito a pena!