9 de fevereiro de 2012

Óleo de Coco Extra Virgem

Preparados para uma aula rápida de nutrição? Então vamos lá:


Aqui nos EUA, os nutricionistas estão indicando o óleo de coco extra virgem para substituir os demais óleos e manteigas, pois dizem que é mais saudável.
Não sou entendida no assunto, mas o que leio e escuto falar é que estudos feitos com povos que têm o coco como base da sua alimentação têm uma excelente saúde cardiovascular. De acordo com esses estudos, a gordura saturada encontrada no óleo de coco faz bem para a saúde do coração, dá um boost na tireóide, melhora o metabolismo etc. Além disso, ao contrário dos óleos vegetais e azeites que, quando quentes, oxidam e liberam substâncias danosas à saúde, o óleo de coco "segura" o calor e não oxida (portanto não libera essas substâncias danosas).
Fiquei curiosa e então comprei um vidro (esse da foto). É o dobro do preço de uma garrafa de óleo de canola, sólido e não tem gosto nem cheiro de nada. Já usei bastante, basicamente para refogados. Acho que não funciona para saladas, e ainda não tive coragem para testar em bolos.
Se o óleo tem todas essas qualidades, sinceramente não sei, mas se ele tiver uma a mais que os outros, para mim já está valendo. Ah, e não se iluda, este óleo também é calórico e composto basicamente por gordura saturada (mais saudável que a dos outros, mas ainda assim, gordura saturada).
Se, assim como eu, você se interessar, pesquise, converse com experts e tire suas conclusões. Esteja aberto a testar coisas novas, mas não seja radical. Afinal, tudo em moderação faz bem!

2 comentários:

  1. Oi Camila! Eu tomo cápsulas de óleo de côco para domar a barriguinha. Funciona muito bem! O problema é que dá uma sede daquelas... Uma ou duas por dia pela manhã dão conta do recado. O óleo em si é caríssimo. Fico com as cápsulas. beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi querida! Minha mãe me contou dessas cápsulas. Pelo visto, é a maior febre aí no Brasil. Bom saber! Besitos!

    ResponderExcluir