21 de março de 2012

Museus Getty Villa e Getty Center

JP Getty foi um dos americanos mais ricos do mundo. Apaixonado pelas artes e antiguidades, sua extensa coleção é a alma de dois incríveis museus que levam o seu sobrenome: Getty Center e Getty Villa. Os dois são bem diferentes, mas ambos possuem a mesma riqueza de conteúdo e história.
O Getty Villa é o primeiro dos dois museus, menor e lindamente localizado no topo de uma montanha com vista para o mar de Malibu. Lá, o foco são as artes grega, romana e etrusca (inclusive os jardins são inspirados na arquitetura romana).


Já o Getty Center, também localizado no topo de uma montanha com vista para a cidade inteira de LA, possui arquitetura super moderna e é enorme! O foco são as artes desde a Idade Média até hoje (lá eu já vi exposições temporárias incríveis como Leonardo da Vinci e Rembrandt) e os jardins. Consegui resgatar uma fotinho da minha última visita, mas vou procurar nos meus arquivos e postar outras, pois são lindas. Dá para passar um dia inteiro por lá!


Quando você estiver em LA, dê um pulinho nesses museus. É de graça! (só paga o estacionamento). Você vai passar horas incríveis admirando não só as coleções e exposições, mas também a vista, a construção e o agradável ambiente que foram criados para abrigar tanta cultura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário