6 de outubro de 2011

Culinária especial: Hamburguer caseiro no capricho!


Essa receita vai deixar vocês com água na boca e é tão simples que dá tempo de planejar para fazer neste final de semana: Hamburguer caseiro no capricho! (vocês verão que não tinha como dar outro nome!)
Já postei aqui dois dos meus sanduíches preferidos: Umami e Father's Office. Então, final de semana passado, eu e o maridão decidimos fazer uma versão desses dois hamburgueres e o resultado não poderia ter sido melhor!
Em primeiro lugar, encontrei à venda a umami paste (o tal quinto sabor) e comprei para experimentar. Para minha surpresa, quando fui checar os ingredientes, não há nada de misterioso e com certeza a gente pode reproduzí-lo em casa (os ingredientes são: extrato de tomate, pasta de anchovas, azeitonas pretas, azeite, sal, pimenta, alho, balsâmico).


Comprei o hamburguer já pronto, mas vocês podem fazer em casa com carne moída e temperar bem gostoso, queijo blue cheese (ou gorgonzola), rúcula, tomate cereja, maionese com alho e pão estilo italiano, mas um pouco mais molinho. 


Bom, não tem segredo: enquanto o hamburguer está na frigideira (ou grill), passe manteiga no pão e coloque na chapa para ficar tostadinho. Quando a carne estiver quase no ponto, acrescente o queijo e desligue o fogo (assim o queijo amolece só com o calor - o blue cheese é mais delicado que gorgonzola e amolece bem rápido). Passe maionese em uma fatia do pão tostado e umami paste na outra. Aí é só montar: pão com maionese, hamburguer com o queijo, rúcula, tomate cereja, pão com umami paste. É de lamber os dedos!! A carne fica super macia, o queijo derretido, o umami realmente dá um charme (ainda mais eu que adoro anchovas e azeitonas pretas) e o pão foi uma excelente escolha, pois não ficou pesado nem seco. 

Aguardo comentários aqui no blog daqueles que encararem o desafio e forem para a cozinha neste fim de semana preparar esta delícia!


Hamburguer 5 estrelas no melhor de todos os restaurantes: a nossa cozinha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário